OTICS IRAJÁ

Rua Juriti s/n, Irajá, RJ
Tel: 2471-2727

SMSDC REALIZA EVENTO NO DIA MUNDIAL DA ASMA E DIVULGA PESQUISA SOBRE A DOENÇA


Em comemoração ao Dia Mundial da Asma, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizará nesta terça-feira, dia 3, evento educativo, direcionado a profissionais de saúde, no Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira, no Catete, das 14 às 17 horas. 
Os interessados participarão de palestras e receberão orientações sobre uso e aplicação de medicações e sobre aplicação e verificação de exames. Haverá, ainda, distribuição de folder educativo, em  parceria com o Programa de Tabagismo, um dos grandes fatores de exacerbação da asma. 

A SMSDC divulgará, ainda, pesquisa sobre a prevalência da asma no município do Rio de Janeiro, além de sua associação com fatores ambientais. Para isso, as gerências de Programas de Saúde da Criança, de Informações Epidemiológicas e de Programa de Saúde Escolar realizaram trabalho em conjunto por meio de entrevistas telefônicas com 3.216 responsáveis de crianças entre 6 e 7 anos de idade matriculados na rede municipal. 

De acordo com o estudo, a prevalência de asma no município foi de 20,9 %. Verificou-se também a prevalência de rinoconjuntivite alérgica em 10,7%. A rinite alérgica está presente em 80% dos asmáticos e é um fator de risco para asma. As crianças identificadas na pesquisa serão encaminhadas para a unidade mais próxima da sua residência realizar o acompanhamento da doença.

O conhecimento da prevalência e gravidade da doença, assim como a identificação de possíveis fatores associados abre perspectivas de estabelecimento de diretrizes para a elaboração de programas preventivos e de políticas de saúde utilizando alternativas locais. Como as promovidas pelo Plano de Atenção ao Paciente com Asma e Rinite do município (RespirARio), que completa 6 anos e proporcionou declínio das internações por asma na cidade.

A asma é a doença crônica não transmissível mais freqüente nas crianças, sendo a principal causa de ida aos serviços de emergência e de hospitalização e a terceira causa de internação nas crianças e adultos jovens.  Além de ser responsável por grande parte das faltas escolares. No Brasil, estudos epidemiológicos demonstram que a prevalência de asma é elevada, sendo o oitavo país no mundo em termos de prevalência da doença, com 20%. 

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

1 comentários:

Carmen disse...

Excelente assunto. A asma é uma doença grave que muita gente desconhece.