OTICS IRAJÁ

Rua Juriti s/n, Irajá, RJ
Tel: 2471-2727

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO 2012


SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO 2012

• Viabilidade financeira da Atenção Primária

A boa gestão de Atenção Primária deve significar também a sua capacidade de alcançar um equilíbrio entre as necessidades dos cidadãos e os recursos do sistema de saúde, prestando serviços de qualidade. Esta efetividade é essencial para assegurar a viabilidade e a equidade do sistema de saúde a longo prazo, evitando uma escalada insuportável nas despesas com a saúde.

Nos últimos anos podemos dizer que avançamos historicamente no incremento do orçamento da SMSDC em especial na Atenção Primária junto deste aumento real de orçamento também ganhamos em acesso, qualidade e eficiência.

Saímos de um orçamento de 288 milhões para um bilhão de reais de 15% do orçamento para 23%, preocupados sempre com a Sustentabilidade deste sistema e na certeza da viabilidade de um SUS universal, apresentamos hoje a todos os funcionários da SUBPAV nossa campanha interna para aumento da eficiência.

Prevista desde janeiro de 2009 sendo elencada como linha estratégica do ano de 2012 apresentamos a campanha em 28 de janeiro ao grupo de diretores e gerentes das unidades de atenção e contamos com a adesão de todos.

Como sempre “Você já sabe, vem fazendo, e não custa lembrar!” tem quatro vertentes!

1.     “Não mude a programação !! Disciplina financeira – aqui tem !” Temos um planejamento orçamentário contratos pactuados e dados claros para as opções de investimento de 2012 devidamente definidas por isto peço apoio de todos os diretores em manter a programação, sei que ficamos tentados e muitas vezes pressionados pela falta de acesso e as necessidades, mas vamos trabalhar pensando no hoje e no amanhã crescendo mas com sustentabilidade e planejamento.

2.    Foram inúmeras as campanhas e economias feitas cortando gastos ineficientes e transformando estes recursos em investimento na saúde do Carioca por isto todos já sabem mas não custa lembrar da responsabilidade de zelar pelo que é nosso.

3.    Antes de pensar sobre como captar novos recursos e disputar mais orçamento, verifique se está usando os recursos que já possui da melhor forma possível.

4.    Divulgue suas ações para aumento da eficiência da sua unidade nos blogs e contribua na estruturação do tema em nossa rede de conhecimento.

Parabéns a todos que contribuíram para esta elaboração!

“Não se trata de redução de recursos para a saúde mas sim, converter desperdício em investimento”

“Face à evidência científica internacional de que a melhor relação custo/benefício se obtém com Centros de Saúde bem organizados e bem geridos, com os recursos humanos bem treinados e motivados, essa aposta é aquela que produz mais eficiência, mais ganhos em saúde e maior satisfação de profissionais e pacientes” Luis Pisco

Alguns links:






Conheça também detalhes das linha estratégicas priorizados nos anos anteriores e em andamento.

EIXO 0 – MUDANÇA ORGANIZACIONAL E ADMINISTRATIVA 2009

• Atenção Primária no assento do condutor

• Definição participativa da Rede construção dos TEIAS

• Bases da reforma administrativa e contratualização

EIXO I – AMPLIAÇÃO DO ACESSO 2010

• Liderança e autonomia de gestão

• Melhoria da acessibilidade

• Avaliação e monitoramento

• Gestão das TIC

EIXO II - GOVERNAÇÃO CLÍNICA E GESTÃO CONHECIMENTO 2011

• Gestão da clínica

• Gestão do conhecimento e qualificação dos profissionais

• Inovação e simplificação na prestação dos cuidado

EIXO III - SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO 2012

• Acreditação de serviços

• Viabilidade financeira da Atenção Primária

• Comunicação com os cidadãos e os profissionais









# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: