OTICS IRAJÁ

Rua Juriti s/n, Irajá, RJ
Tel: 2471-2727

PREFEITURA ADOTA TESTES RÁPIDOS PARA DIAGNÓSTICOS DE HEPATITE


A expectativa da Prefeitura é de realizar cerca de 6 mil testes em 34 unidades

25/07/2011

Para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado no dia 28, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil passará a oferecer testes rápidos para detecção de hepatites B e C nos cinco centros de testagem e aconselhamento (CTA) da cidade, como já é feito para HIV. O novo exame identificará as doenças em 30 minutos, sendo que antes o resultado poderia demorar de 30 a 90 dias para ser conhecido pelo paciente. Além disso, para incentivar o diagnóstico, 34 unidades em toda a cidade (incluindo os CTAs) também farão o teste rápido nos dias 28 e 29 de julho, das 9h às 15h. A expectativa da Prefeitura é de realizar cerca de 6 mil testes no período.




Os pacientes que tiverem resultado positivo serão encaminhados para confirmação e acompanhamento em uma unidade de saúde, para iniciar o tratamento imediatamente. Todos aqueles que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem, do mesmo modo como no diagnóstico da infecção pelo HIV. A realização do teste exige apenas uma gota de sangue. Os kits usados para testes nos CTAs serão fornecidos pelo Ministério da Saúde, e estarão disponíveis a partir de agosto.

A medida garante que o tratamento dos portadores da doença e o exame dos seus familiares ocorram com mais rapidez, aumentando as chances de cura e reduzindo os níveis de transmissão das duas formas de hepatite.

Nos locais que oferecerão os testes haverá, ainda, palestras e exibição de vídeos, além de distribuição de material educativo e de preservativos. Outras 50 unidades também terão programação especial na semana de combate à doença. Para obter mais informações sobre os eventos relativos à hepatite e os locais de realização do teste rápido, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas. 

As hepatites virais, tipo B e C, são doenças crônicas e silenciosas. Levam anos para se desenvolver no organismo e quando os sintomas surgem, a doença já está em estágio avançado. Atualmente os dois tipos de hepatites são as doenças transmissíveis que mais causam doença e morte no mundo. São mais de 500 milhões de infectados, e para cada caso de Aids existem dez de hepatite B e cinco de hepatite C. Por ano, morrem no mundo 1,5 milhão de pessoas com as hepatites virais de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, estima-se que há pelo menos 3 milhões de infectados dos tipos da doença. 

As hepatites B e C são transmitidas a partir de relações sexuais (principalmente a do tipo B), pelo uso de drogas intravenosas (seringas e agulhas compartilhadas) e aspiradas (canudos e cachimbo compartilhados), por instrumentos de manicure, odontológicos e cirúrgicos não esterilizados, ou esterilizados inadequadamente e do compartilhamento de objetos de uso pessoal, como alicates de unha, barbeadores, escovas de dente, etc.

Para evitar o contágio, deve-se usar preservativos (camisinhas) em todas as relações sexuais, optar por seringas e agulhas descartáveis, observar a esterilização adequada de materiais odontológicos e cirúrgicos e não compartilhar objetos de uso pessoal que possam ter tido contato com sangue. 

A melhor maneira de se prevenir da hepatite B é a vacinação, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde e está disponível para a população com até 24 anos de idade nos postos de saúde do município. Pessoas com risco elevado de se infectar, como profissionais de saúde e usuários de drogas, além de outras categorias, também podem ser vacinadas. É importante que as três doses sejam aplicadas para que a proteção seja realmente eficaz.


UNIDADES COM TESTE RÁPIDO NOS DIAS 28 e 29 DE JULHO:

CMS Ernesto Zeferino Tibau Jr. - São Cristóvão
CMS Ernani Agrícola - Santa Teresa
CMS José Messias do Carmo - Santo Cristo
CMS Oswaldo Cruz - Centro
CMS Marcolino Candau - Cidade Nova
Unidade Integrada de Saúde (UIS) Manoel Arthur Villaboim - Paquetá
PSF Lapa / IASERJ
CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Hospital Escola São Francisco de Assis - Centro
CMS João Barros Barreto - Copacabana
CMS Manoel José Ferreira - Catete
CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues - Gávea
CMS Albert Sabin - Rocinha
Clínica da Família Maria do Socorro - Rocinha
Clínica da Família Rinaldo Delamare - São Conrado
CMS Dom Helder Câmara - Botafogo
CTA - Hospital Rocha Maia - Botafogo
CMS Heitor Beltrão - Tijuca
CMS Maria Augusta Estrella - Vila Isabel
Policlínica Hélio Pellegrino - Praça da Bandeira
CMS Necker Pinto - Ilha do Governador
Policlínica José Paranhos Fontenelle - Penha
CMS Américo Velloso - Ramos
Policlínica Rodolpho Rocco - Del Castilho
CMS Milton Fontes Magarão - Engenho de Dentro
CMS Ariadne Lopes de Menezes - Engenho da Rainha
Policlínica Augusto do Amaral Peixoto - Guadalupe
CMS Clementino Fraga - Irajá
CTA - UIS Herculano Pinheiro - Madureira
CMS Jorge Saldanha Bandeira de Mello - Jacarepaguá
CMS Harvey Ribeiro de Souza Filho - Recreio
Policlínica Newton Bethlem - Praça Seca
Policlínica Carlos Alberto do Nascimento - Campo Grande
CTA - CMS Belizário Penna - Campo Grande
CTA - Policlínica Lincoln de Freitas Filho - Santa Cruz

fonte: SMSDC  http://www.rio.rj.gov.br

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: