OTICS IRAJÁ

Rua Juriti s/n, Irajá, RJ
Tel: 2471-2727

META É VACINAR MAIS DE 400 MIL CRIANÇAS CONTRA O SARAMPO



A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) reforça que a Vacinação de Seguimento contra o Sarampo continua até o dia 22 de julho em todos os postos de saúde da cidade. A campanha, que começou no dia 18, está vacinando crianças de 1 a 7 incompletos (de 12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias). Até o momento, 216.786 crianças foram imunizadas. A meta da Prefeitura do Rio é aplicar a dose em cerca de 434 mil crianças, o que equivale a 95% do público-alvo.

Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e se ela estiver atrasada, será atualizada. As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas. Cerca de 200 unidades municipais oferecem o serviço.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: