OTICS IRAJÁ

Rua Juriti s/n, Irajá, RJ
Tel: 2471-2727

ESTADO E MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO JUNTOS PELA REDE UNIDA




Representantes dos dois governos compareceram à cerimônia de abertura do Encontro Regional Sudeste, dia 26/5, e garantiram apoio à realização do 10º Congresso internacional da Rede

Já no primeiro dia do Encontro Regional Sudeste, realizado na capital carioca entre 25 e 27/5, os participantes puderam perceber a mobilização dos governos do estado e do município do Rio de Janeiro, em torno da 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida. Na cerimônia de abertura, Mônica Almeida, representando o Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortez; e Daniel Soranz, representando o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, deram boas vindas aos participantes e reafirmaram o apoio à realização do Congresso, previsto para 2012, na capital carioca. Antes da fala das autoridades, um coral de crianças Centro Lúdico Liga dos Cantentes contagiou a plateia pela doçura e pelas mensagens das músicas. (Assista no Canal Rede Unida do YouTube).

A desprecarização do trabalho, o incentivo à formação em saúde e o estímulo para promover o protagonismo dos municípios foram destacados pela representante do governo do estado como importantes desafios a serem enfrentados e que legitimam o apoio ao Congresso. Mônica ainda frisou que o estado e o município têm investido na parceria com a Rede Unida para promover um processo permanente de educação a partir da reflexão sobre o cotidiano do trabalho em saúde e que, naturalmente, este processo culmina na realização da 10ª edição do congresso internacional, no Rio de Janeiro. Por fim, Mônica elogiou a apresentação dos pequenos cantores com um recado para a plateia: “Ao assistir esta apresentação, percebi que as pequenas alegrias no cotidiano são a verdadeira alegria da vida”.


A transformação no sistema de saúde do município do Rio, nos últimos anos, foi destacada por Daniel Soranz, durante a abertura. De acordo com o subsecretário de saúde, em 2008, o Rio de Janeiro foi o município com maior gasto per capito em saúde, e um dos piores em prestação de serviços de saúde. Soranz explicou que tal cenário foi provocado por falta de planejamento e por opções equivocadas de gestão, não pactuadas pela Saúde, e voltadas para um sistema de economia de mercado. 

Ao falar sobre o 10º Congresso, Soranz relembrou seu primeiro contato com a Rede Unida, em 2001. O subsecretário ainda era graduando em medicina e foi convidado por seus professores para ir a Londrina, onde acontecia um congresso da Rede. Segundo Soranz aquele primeiro contato ficou marcado pelo caráter democrático do debate em que estudantes e profissionais dialogavam “de igual para igual”, utilizando metodologias ativas de aprendizagem. O representante do município ainda destacou que a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio é a organizadora do 10º Congresso em parceria com a Rede Unida.

A presidente do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, Márcia Torres, e o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, também fizeram parte da mesa de abertura. Ferla deu as boas vindas aos participantes do Encontro Sudeste, anunciou o próximo encontro regional, que será entre 21 e 23/7, em Porto Alegre, e agradeceu à SMSDC por fazer com que a qualificação do trabalho esteja presente no cotidiano dos profissionais, contribuindo para um melhor entendimento das questões do Sistema Único de Saúde. 

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: