OTICS IRAJÁ

Rua Juriti s/n, Irajá, RJ
Tel: 2471-2727

Município alcança 50% de cobertura de Saúde da Família

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro, as clínicas da família da Maré e do Rio Comprido, chegando à marca de 50% de cariocas cobertos pela Estratégia de Saúde da Família. Ao longo da semana, a Prefeitura do Rio entregará outras três novas clínicas da família em Campo Grande, Santa Cruz e Barros Filho, totalizando 102 mil pessoas beneficiadas.
As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. A meta da Prefeitura é alcançar, até o fim de 2016, uma cobertura de 70% da população. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia.
"Esta semana a prefeitura chega à marca de 50% de cobertura em saúde da família na cidade, com mais de três milhões de pessoas atendidas pelo Programa de Saúde da Família. Esse número corresponde ao crescimento de mais de 40 % das equipes do país, ou seja, quase a metade foi só na cidade do Rio de Janeiro. Isso é maravilhoso", afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Na Maré, a Clínica da Família Adib Jatene fica na Av. Bento Ribeiro Dantas, esquina com Rua do Canal, nº 2. Com nove equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, a nova unidade beneficiará 27 mil moradores da área. A nova unidade atenderá as comunidades Conjunto Pinheiro, Vila do Pinheiro, Salsa e Merengue. O nome da clínica é uma homenagem a Adib Domingos Jatene, cirurgião, professor universitário e cientista brasileiro. Conhecido internacionalmente como o inventor de uma cirurgia do coração em recém-nascidos, que leva seu nome, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas, Adib foi secretário estadual de Saúde de São Paulo e ministro da Saúde. A Área de Planejamento 3.1 (Ilha e Zona da Leopoldina), que engloba os bairros da Ilha do Governador, Penha, Brás de Pina, Olaria, Penha Circular, Cordovil, Vigário Geral, Jardim América, Parada de Lucas, Maré, Complexo do Alemão, Ramos, Manguinhos e Bonsucesso, tem 55,65% de cobertura de saúde da família.
A Clínica da Família Estácio de Sá, na Rua do Bispo, nº 159, no Rio Comprido, beneficiará 18 mil moradores do Complexo do Turano, com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. A nova clínica da família contará com as equipes: Aureliano Portugal, Joaquim Pizarro, Matinha, Bispo, Citiso, Vista Alegre. O nome da unidade homenageia Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro e primeiro governador-geral da Capitania do Rio de Janeiro, no período colonial. A Área de Planejamento 1.0 (Centro), que compreende os bairros de Benfica, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Mangueira, Paquetá, Rio Comprido, Santa Tereza, Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde e Vasco da Gama, passa a ter 58,7% de cobertura de saúde.

 

 

Disponível em:  http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=5869250

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: